Reunião do ConCiclo distribui livros sobre Ciclomobilidade para as 399 Prefeituras do Paraná 19/09/2019 - 15:15

A reunião do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (ConCiclo), realizada na tarde desta terça-feira (17), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), entregou 399 volumes do livro Ciclomobilidade – Diretrizes para Elaboração de Política Pública e Experiências do Programa Ciclovia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o secretário da SEDU, João Carlos Ortega. Estes livros serão repassados pela SEDU aos 399 Municípios do Paraná.

“A ciclomobilidade é um dos elementos fundamentais para levar mais sustentabilidade aos espaços urbanos. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria adotam como princípios a busca de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Podem contar com o nosso esforço para que a bicicleta tenha o seu lugar no planejamento das cidades e, ainda, com o envio de cada um desses exemplares diretamente às mãos dos prefeitos”, disse Ortega.

“A entrega dos exemplares é resultado da parceria entre a SEDU, o ConCiclo e a Editora da UFPR. A iniciativa é mais um elemento para que tenhamos cada vez mais o uso da bicicleta integrado aos demais modais de transporte”, destaca o diretor de operações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e presidente do ConCiclo, Mauro Celso Monteiro.

O livro, da autoria de José Carlos Assunção Belotto, Silvana Nakamori e Antônio Gonçalves de Oliveira, publicado pela Editora da UFPR, traz informações para a criação de políticas públicas ou institucionais que privilegiem o uso da bicicleta como modal de transporte integrante do sistema de mobilidade nas cidades. O pró-reitor da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, destacou a importância de a informação chegar até os gestores dos municípios paranaenses. “O conhecimento é estruturante e, com esta publicação, a Universidade faz parte do processo de transformação da sociedade. No Século XXI, há que se pensar na ciclomobilidade como uma alternativa para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Mezzadri.

O Conselho está implementando uma agenda para que as reuniões sejam feitas, em revezamento, nas secretarias e instituições públicas e privadas, que compõe o ConCiclo. O objetivo é integrar e fazer com que estes órgãos tragam ideias e sugestões de políticas públicas, e trabalhar em cima das limitações da classe, buscando maiores resultados positivos.

PRESENÇAS – A reunião contou também com a presença de representantes do Serviço Social Autônomo (Paranacidade); representantes da Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar), representantes da Paraná Edificações (Pred); e representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), além dos conselheiros da sociedade civil e organismos públicos.

Com SEDU